Evangelização


O DIJ – Departamento da Infância e Juventude – tem por objetivo trabalhar na formação moral e espiritual da criança e do jovem. Está dividido em três Setores:  Evangelização da Criança, Estudos para juventude I e II e Recreação Orientada.

O Setor de Evangelização Espírita da Criança realiza atividades semanais sempre aos sábados à tarde. A equipe conta com mais de doze Evangelizadores, com treinamento e orientação pedagógica, de maneira que as aulas são ministradas de forma dinâmica, atrativa, alegre e com brincadeiras, utilizando-se das tendências pedagógicas da atualidade sem perder, porém, o objetivo de promover a integração do evangelizando consigo mesmo, com Deus e com o próximo.

Nos encontros é oportunizado aos evangelizandos o estudo da Doutrina Espírita, fazendo com que estes construam seu próprio conhecimento quanto à Lei Natural que rege o Universo e a Natureza, origem e destino dos Espíritos bem como suas relações com o mundo corporal.

A preocupação não é somente com a transmissão de conhecimento mas, sobretudo, com a formação e transformação moral do indivíduo, acreditando que estes conhecimentos podem ser elaborados pelas crianças (Espíritos reencarnados) contribuindo para sua reforma íntima no campo da ética e da moral.

A atividade acontece aos sábados a tarde, das 14h e 30min às 15h e 45min. As aulas são gratuitas desde mães gestantes até jovens de 17 anos de idade. Nos encontros são estudados temas como a reencarnação, existência da alma após a morte, pluralidade dos mundos habitados, moral Cristã, entre outros princípios da Doutrina Espírita.

Em paralelo há o Encontro de pais. Mais informações sobre as inscrições para ambas as atividades, clique aqui

Ciclos e idades da Evangelização da Criança e dos Estudos para Juventude:

Bebês: 0 a 2 anos e gestantes.

Maternal: 3 e 4 anos

Jardim: 5 e 6 anos

1º Ciclo: 7 e 8 anos

2º Ciclo: 9 e 10 anos

3º Ciclo: 11 e 12 anos

Juventude 1: 13 e 14 anos

Juventude 2: 15 a 17 anos





Atendimento Fraterno


A atividade de Atendimento Fraterno objetiva receber fraternalmente e orientar com segurança, à luz do Espiritismo, a pessoa que busca o Centro Espírita, proporcionando-lhe oportunidade de expor livremente, em caráter privativo, suas dificuldades, suas dúvidas, etc.

Igualmente, visa recepcionar as pessoas que entram pela primeira vez na Casa Espírita. Muitas vezes o primeiro contato é no Atendimento Fraterno.

Ao chegar a pessoa deve solicitar para a recepção uma entrevista para o Atendimento Fraterno e será imediatamente encaminhada para o local. Para a realização desta atividade, possuímos uma sala de espera e três salas para o atendimento, o qual é feito por ordem de chegada.

Salientamos que nosso objetivo primordial é receber bem e orientar com segurança todos aqueles que nos buscam. Não nos propomos a resolver os desafios nem as dificuldades, eliminar as doenças nem os sofrimentos, mas apresentar ao entrevistado os meios hábeis para a própria recuperação. Apoiando-se nos postulados espíritas, o Atendimento Fraterno abre perspectivas novas e projeta luz sobre aqueles que se debatem nas aflições.

O serviço prestado pela equipe funciona de segunda à sexta, das 19h às 20h e 40min; nas terças, quintas e sábados das 15h às 16h e 30min.

É o local onde se procura atender fraternalmente a pessoa que busca o Centro Espírita e proporcionar-lhe oportunidade de expor livremente, em caráter privativo, suas dificuldades, suas dúvidas, etc. Recebe, então, orientações para o atendimento de suas necessidades. Todas as atividades são gratuitas.

Ao chegar à Casa Espírita a pessoa deve solicitar para a recepção uma entrevista para o Atendimento Fraterno e será imediatamente encaminhada para o local. Os candidatos serão atendidos pela ordem de chegada.

O serviço prestado pela equipe funciona de segunda à sexta, das 19h às 20h e 40min e nas terças, quintas e sábados das 15h às 16h e 30min.

Salientamos que nosso objetivo primordial é receber bem e orientar com segurança todos aqueles que nos buscam. Não nos propomos a resolver os desafios nem as dificuldades, eliminar as doenças nem os sofrimentos, mas apresentar ao entrevistado os meios hábeis para a própria recuperação. Apoiando-se nos postulados espíritas, o Atendimento Fraterno abre perspectivas novas e projeta luz sobre aqueles que se debatem nas aflições.




Estudo Sistematizado


O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE – é a porta de entrada para aqueles que querem conhecer a Doutrina ou fazer parte da Instituição. Embora seja óbvio que o seu objetivo é o de estudar o Espiritismo de forma metódica, contínua e séria, com programação fundamentada nas cinco Obras Básicas da Codificação Espírita.

Nesses estudos o candidato poderá encontrar respostas para questões tão importantes na sua vida como: Quem sou eu? De onde vim? Para onde irei depois desta vida? Por que sofremos? Qual o sentido da vida?

A Casa possui diversos grupos e a cada início de semestre são criados novos para atender à demanda.

Os estudos acontecem uma vez por semana e têm a duração de aproximadamente 1h e 30min. Como material didático, são utilizadas as Apostilas da Federação Espírita Brasileira – FEB, as quais citamos: “Programa Fundamental I, Programa Fundamental II e Programa Complementar. A Casa possui uma equipe de instrutores e diversas salas com recursos de audiovisual.

A atividade é gratuita e não é necessária a aquisição de material para participar dos estudos, embora sejam utilizadas as apostilas citadas acima. No entanto é importante que o candidato tenha as cinco Obras Básicas da Codificação, ou seja, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Livro dos Espíritos, O Céu e o Inferno, O Livro dos Médiuns e a Gênese. Estas obras podem ser encontradas na LEAX – Livraria Espírita Antonina Xavier, a preços inferiores a R$ 8,00, ou na Biblioteca da Casa, onde os empréstimos são gratuitos.

Se você quiser conhecer a Doutrina através dos estudos, fique atento pois a cada início de semestre, são criados novos grupos. As inscrições são efetuadas na Secretaria da Instituição. Caso já tenha participado dos estudos na Casa ou em outras Instituições, você poderá entrar em contato com o responsável pelo Setor de Estudo Sistematizado para ver em qual grupo poderá dar continuidade. Você poderá acompanhar a criação de novos grupos ou do início dos estudos procurando o item Agenda, nesta página, ou clicando aqui.

Quem reside na cidade de Marau ou nas proximidades poderá participar dos estudos que acontecem semanalmente nas quartas e quintas-feiras, às 19h, no Simarau.

img_esde

O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE – é uma reunião privativa de grupos, a qual objetiva o estudo metódico, contínuo e sério do Espiritismo, onde você poderá encontrar respostas para questões tão importantes na sua vida como: Quem sou eu? De onde vim? Para onde irei depois desta vida? Por que sofremos? Qual o sentido da vida?

A Casa oferece novas turmas para iniciantes a cada semestre, nos meses de março e julho, se você deseja participar inscreva-se no site. Se já participou de estudos e quer retomar envie-nos um e-mail através do site e encontraremos um grupo no qual você possa se inserir.

Os estudos acontecem uma vez por semana e tem a duração de 1h e 30min. O tempo para estudar todos os programas vai depender da dinâmica de cada grupo.

Se você quiser conhecer a Doutrina através dos estudos, fique atento pois a cada início de semestre, são criados novos grupos. A atividade é gratuita.




Documentário Blood Money – Aborto Legalizado


Após ter passado em algumas salas de cinema do Brasil,  pois os cinemas querem apenas o que gera renda e bom público e acham o assunto irrelevante, o documentário de David Kyle chamado “Blood Money – Aborto Legalizado” trata do funcionamento legal desta indústria nos Estados Unidos mostrando de que forma as estruturas médicas disputam e tratam as clientes, os métodos aplicados pelas clínicas e o destino do lixo hospitalar, entre outros temas, de forma muito realista.

O filme também faz denúncias como a prática da eugenia e do controle da natalidade por meio do aborto e trata aspectos científicos, legais e psicológicos relacionados ao tema, como o momento exato em que o feto é considerado um ser humano, com direitos de garantia de vida em contraposição ao direito da mulher de dispor de seu corpo, e se há ou não sequelas para a mulher submetida a este procedimento.

É na voz da ativista de movimentos negros dos EUA, Alveda C. King, sobrinha do pacifista Martin Luther King, que o documentário americano é narrado. Luís Eduardo Girão, diretor da Estação Luz Filmes, que adquiriu os direitos de distribuição nacional deste documentário.

Já está sendo lançado em DVD e poderá ser encontrado na Livraria LEAX, fone 54-3311-4419 – leax@diasdacruz.org.br. Também poderá ser encontrado nas locadoras.

Clique aqui e veja o trailer




Peça teatral HÁ DOIS MIL ANOS


O Centro Espírita de Caridade Dias da Cruz traz para Passo Fundo/RS o teatro, “Há Dois Mil Anos”, uma peça adaptada da obra psicografada por Chico Xavier. A peça está sendo apresentada em vários estados do Brasil, e é composta por atores profissionais, do estado de São Paulo. A apresentação acontecerá no dia 25 de julho, às 19h, no teatro do Sesc. Ingressos limitados à venda na Livraria LEAX, junto ao Dias da Cruz, fone: 3311-4419 –  rua Saldanha Marinho, 526. Antecipe seus ingressos, pois não haverá venda no local.
HÁ DOIS MIL ANOS
Uma história de Amor e Esperança
De Emmanuel / Psicografada por Chico Xavier
Adaptação e Direção – Gabriel Veiga Catellani
Sobre o espetáculo
Esta é a nova versão para o Teatro, deste clássico da literatura espírita mundial, publicado em quase todo o mundo,  que associa uma grande história de amor, a reflexão universal sobre o sentido da vida e dos atos que aqui praticamos.
Inspirada numa das existências do espírito de Emmanuel, vivida na Roma Imperial e psicografada pelo saudoso Chico Xavier, a história narra a trajetória do Senador Romano Públio Lêntulus (Wendel Pinheiro) e de sua esposa Lívia (Tatiana Montagnolli), que simbolizavam a força do Império construído pela Roma antiga.
Ao encontrarem Jesus, numa viagem feita à Palestina para a cura da filhinha doente, vêem toda a sua vida ser transformada, num turbilhão de fatos que até hoje são exemplo de superação, renúncia e fé.
Sobre a montagem
A nova montagem do PROJETO ADONAI – Teatro com Mensagem remete o público para a Roma antiga através dos mais de 50 figurinos confeccionados a partir de pesquisa extensa e do estudo contínuo da cultura e hábitos daquele período. São dezesseis atores no palco que se revezam para viverem mais de quarenta personagens históricas.
Os efeitos especiais, sempre presentes nas montagens do PROJETO ADONAI, dão o destaque singular ao trabalho, aliado a uma trilha sonora exclusiva e original, composta para o espetáculo e cantada ao vivo.
É uma história de amor que merece ser assistida, num espetáculo para todas as idades, e para o público em geral, sem restrições, onde o principal ponto de convergência é o grande amor, que supera nossas falhas, no caminho da evolução permanente.
Duração – 120 minutos / Faixa etária – A partir de 12 anos
Ficha Técnica / artística
Psicografada por Chico Xavier através do Espírito de Emmanuel
Adaptação e Direção – Gabriel Veiga Catellani
Produtor Executivo – Wendel Phinheiro
imagem_1




Manifesto da FEB sobre decisão da Justiça acerca das religiões de matriz africana


manifesto feb




“Causa e Efeito” nos Cinemas


Foi lançado nos cinemas no dia 3 de julho o novo filme espírita “Causa e Efeito”. O longa metragem que explica a Lei de Causa e Efeito, aborda a história de um personagem em uma trajetória de lutas e revelações. A direção é de André Marouço que também dirigiu “O Filme dos Espíritos”.

O filme está sendo apresentado nas capitais do Brasil, esperamos que possamos ser contemplados no interior, uma vez que depende do público nas capitais para então sair as cidades menores.

O Filme conta a história do policial Paulo, que vê sua vida abalada depois que um motorista alcoolizado atropela e mata sua esposa e filho.

“O motorista não é preso e revoltado Paulo torna-se justiceiro. Contratado para dar fim a uma garota de programa chamada Madalena, ele se sensibiliza com a história dela e coloca-se em fuga com a moça.

Na fuga, o casal se apaixona e juntos reajustam suas condutas de vida, auxiliados por um trio de religiosos: um padre, um pastor e um espírita.

Ao longo da trama os protagonistas alcançam o amor, a paz e a iluminação” – informa a empresa cearense Estação da Luz Filmes, co-produtora do filme em parceria com a paulista Mar Revolto Produções.

Clique aqui e assista ao trailer.

As filmagens do longa, no ano passado, ocorreram em São Paulo e Fortaleza. Mais detalhes em www.estacaoluzfilmes.com.br.

filme_causa_e_efeito




E-books da FEB


“Nosso Lar”, “Os Mensageiros”, “Dramas da Obsessão”, “Memórias de um Suicida”, “Pão Nosso”, “O Livro dos Espíritos”, “Há dois mil anos…”, “Vida e Sexo” e “O Consolador” são alguns dos títulos editados pela Federação Espírita Brasileira (FEB) já disponíveis no formato digital, o e-book.

Esses livros, que tem preço mais acessível e podem ser armazenados em mídias para leitura, como tablet e kindle, podem ser encontrados nos sites Amazon (www.amazon.com.br), Iba (www.iba.com.br), Google Play (https://play.google.com/store?hl=pt_BR) e iTunes (www.apple.com/br/itunes).

A relação completa de obras eletrônicas da FEB pode ser consultada em www.febnet.org.br/blog/geral/conheca-a-feb/feb-editora-lanca-ebooks.




Ecos do 4º Congresso Espírita Brasileiro


A realização, pela primeira vez, de um evento espírita de grande porte de forma simultânea em quatro capitais (Campo Grande, Manaus, João Pessoa e Vitória),como ocorreu em abril com o 4º Congresso Espírita Brasileiro, trouxe resultados positivos que se confirmam em números.

Segundo a Federação Espírita Brasileira (FEB), responsável pela iniciativa feita nos dias 11, 12 e 13, quase 500 mil pessoas foram alcançadas nas redes sociais; houve mais de 90 mil acessos na transmissão online do congresso, com alcance de países como Canadá, Japão Jamaica, Austrália, China; cerca de 18 mil visitas ao portal institucional e quase 7 mil inscritos.

“A disponibilização simultânea em quatro ambientes regionais multiplicou a participação de companheiros de cidades do interior do país.

Bem mais de meia centena de expositores do congresso e de facilitadores das Comissões Regionais Conjuntas abriu espaço para novos valores regionais” – declarou o presidente da FEB, Antonio Cesar Perri de Carvalho, que realizou exposições nas cidades-sede de Vitória, João Pessoa e Campo Grande. Outros palestrantes também ressataram os aspectos positivos deste formato inédito, conforme divulgou a própria FEB.

“Vivemos momentos maravilhosos que entraram para a história do movimento espírita brasileiro. Só temos a agradecer a oportunidade, rogando a Jesus que permaneça conosco” – disse Ivana Leal Silva Raisky, expositora em Vitória.“Realizamos um belíssimo trabalho no Brasil.

Tenho certeza da beleza que o nosso esforço semeou nestes dias de luz. Continuemos todos unidos e fortalecidos no amor do Cristo de Deus” – completou Éden Ernesto da Silva Lemos, expositor em João Pessoa.

O vice-presidente da FEB, Geraldo Campetti Sobrinho, expositor em Manaus, aproveitou a oportunidade para destacar a importância do congresso simultâneo na celebração dos 150 anos de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec: “O evento é uma grande oportunidade para levar às pessoas o Evangelho, que já é o livro espírita mais conhecido do público e é fundamentado no ensino moral de Jesus.”

Inscrito para participar do congresso em Vitória, o diretor da FEB Affonso Borges Galego Soares infelizmente não pôde comparecer, mas acompanhou tudo pela internet. “Esse belo fruto patenteou um maior estreitamento dos vínculos entre a FEB e o movimento espírita, representado por organizações e indivíduos, evidenciando uma aproximação palpável aos ideais de união e unificação.

Pareceu-me que outro fator de êxito reside no fato de que a FEB, sólida e criteriosamente administrada segundo os velhos, rigorosos e insubstituíveis critérios da prudência e da competência, não desdenhou, todavia, do novo, da saudável inovação, da adequação à modernidade, assim favorecendo, entre outras conquistas, um proveitoso diálogo com a juventude por atribuir-lhe papel de protagonista no contexto espírita” – arrematou Affonso Soares.




Soneto a Walesca


Tomando a lira cantarei também
Canções que evoquem a emoção mais pura,
Quero tangê-la em divinal candura
Aos teus ouvidos  quando a noite vem…

E entre os arpejos que a saudade tem
Vou desvelar-te a doce formosura
Do amor perene que o tempo emoldura
Nas telas raras do infinito bem…

E a imagem clara de um porvir risonho,
Velada sempre em teu mais belo sonho,
Quero pintá-la em teu olhar, querida…

E junto ao vento de asas silenciosas
Em teu regaço vou depor as rosas
Feitas de luz para alegrar tua vida.

Poetas que voltam

Mensagem psicografada por Lucimar Laidens, por ocasião do aniversário de Walesca Linhares, trabalhadora da Casa