Evangelização

Back to homepage

O DIJ – Departamento da Infância e Juventude – tem por objetivo trabalhar na formação moral e espiritual da criança e do jovem. Está dividido nos setores de Evangelização da criança, Estudos para juventude I e II e Recreação Orientada.

O Setor de Evangelização Espírita da Criança realiza atividades semanais, sempre aos sábados à tarde. A equipe conta com mais de 12 evangelizadores com treinamento e orientação pedagógica, de maneira que as aulas são ministradas de forma dinâmica, atrativa, alegre e com brincadeiras, utilizando-se das tendências pedagógicas da atualidade, sem perder, porém, o objetivo de promover a integração do evangelizando consigo mesmo, com Deus e com o próximo.

Nos encontros é oportunizado aos evangelizandos o estudo da Doutrina Espírita, fazendo com que estes construam seu próprio conhecimento quanto a Lei Natural que rege o Universo e a Natureza, origem e destino dos Espíritos bem como suas relações com o mundo corporal.

A preocupação não é somente com a transmissão de conhecimento mas, sobretudo com a formação e transformação moral do indivíduo, acreditando que estes conhecimentos podem ser elaborados pelas crianças (espíritos reencarnados) contribuindo para sua reforma íntima no campo da ética e da moral.

A atividade acontece aos sábados a tarde, das 14h e 30min às 15h e 45min. As aulas são gratuitas desde gestantes até jovens de 17 anos de idade. Nos encontros são estudados temas como a reencarnação, existência da alma após a morte, pluralidade dos mundos habitados, moral Cristã, entre outros princípios da Doutrina Espírita.

Em paralelo, haverá o Encontro de pais. Mais informações sobre as inscrições para ambas as atividades acesse a Agenda neste site.

Ciclos e idades da Evangelização da Criança e dos Estudos para Juventude:

Bebês: 0 a 2 anos e gestantes.

Maternal: 3 e 4 anos

Jardim: 5 e 6 anos

1º Ciclo: 7 e 8 anos

2º Ciclo: 9 e 10 anos

3º Ciclo: 11 e 12 anos

Juventude 1: 13 e 14 anos

Juventude 2: 15 a 17 anos

São encontros semanais que tem por objetivo trabalhar na formação moral e espiritual da criança.

Desde antes do nascimento com as mães gestantes até os 12 anos de idade. Após os 13 anos participará do juventude I ou juventude II.

Todos os sábados à tarde das 14h e 30min. Às 15h e 45min.

Extremamente importante a Evangelização da criança, uma vez que o Espírito ao reencarnar, traz como objetivo principal dar um impulso em seu progresso moral, bem como resolver questões que lhes pesam negativamente na economia espiritual.

Os pais devem esforçarem-se para dar este alimento aos seus filhos, que nada mais são do que Espíritos reencarnados. Vejamos a resposta que Divaldo Franco deu à seguinte pergunta: Que papel cabe aos espíritas não envolvidos diretamente na evangelização infanto-juvenil, para o crescimento e maior êxito dessa tarefa?

Resposta: O de divulgar esse trabalho importante, estimulando os pais a encaminharem, o quanto antes, os seus filhos à preparação e orientação evangélico-espírita, de modo a contribuírem efetivamente para os resultados almejados. Da mesma forma, exemplificar, levando os filhos às aulas de evangelização e mantendo no lar a vivência espírita, ainda é a melhor metodologia para influenciar e conduzir sentimentos.