Não basta a Casa Espírita abrir suas portas ao público para nela simplesmente entrar quem assim desejar. É necessário que se desenvolva um trabalho de acolhimento, com calor humano e atendimento fraternal aos que ali chegam pela primeira vez. Este setor de trabalho é a Recepção Fraterna.
É compromisso com Jesus recepcionar, com fraternidade e interesse, todos aqueles que são por Ele enviados à Casa do Pai, ou seja, ao Centro Espírita. Lembramos as palavras do Cristo:“Se alguém receber o que eu enviar, me recebe a mim, e quem me recebe a mim recebe aquele que me enviou” - João 13:20.

Hall de entrada
Considerando que o Centro Espírita é escola de formação espiritual e moral, núcleo de estudo, recanto de paz construtiva, santuário de prece e de trabalho, local previamente escolhido para encontro com as Forças Superiores e, revivendo o Cristianismo, é um lar de solidariedade humana em que os irmãos mais fortes são apoio aos mais fracos. Possui, então, um serviço diferenciado para acolher fraternalmente com um sorriso de boas vindas a todos que o procuram.
A Recepção Fraterna acontece no hall de entrada e tem por objetivo acolher com carinho, com votos de boas-vindas, com alegria fraternal àqueles que a procuram, dando o encaminhamento em conformidade com a necessidade apresentada.
Busca orientar àqueles que chegam pela primeira vez, encaminhar para o Atendimento Fraterno, para o salão de palestras, para o Estudo Sistematizado, Biblioteca, Mãe Gestante ou demais assuntos que forem apresentados.
Nesta tarefa também o atendente está sempre atualizado quanto aos acontecimentos como palestras especiais, criação de novos grupos de estudos, horários de atividades, etc. É o local onde são entregues mensagens impressas, boletins informativos e panfletos de divulgação de eventos.
A recepção controla a entrada e saída de pessoas nas dependências da Instituição, encaminha as crianças que chegam com seus pais para a recreação, o som ambiente, a iluminação, volume do som das palestras, encaminha para o Setor desejado e resolvem pequenas situações que surgem.