Desde os tempos mais antigos, a imposição das mãos é uma das fórmulas usadas pelas pessoas para auxiliar os enfermos ou afastar deles as más influências espirituais. Em muitos trechos da Bíblia, vemos Jesus e seus discípulos imporem as mãos sobre os necessitados, rogando a Deus que os curassem. Jesus fez largo uso dessa prática e disse que, se quiséssemos, poderíamos fazer o mesmo.

Sala de passe
O passe destina-se ao tratamento e profilaxia de enfermidades físicas e espirituais junto aos necessitados que nos procuram. Quando ministrado com fé, o passe é capaz de produzir verdadeiros prodígios. Têm como objetivo o reequilíbrio do corpo físico e espiritual. As energias são oriundas dos fluidos humanos (do passista) e fluidos espirituais (dos Espíritos que trabalham com a equipe de médiuns). Existem três tipos de magnetismo: o humano, o espiritual e o misto.
O tipo de passe utilizado na Casa Espírita é o misto, pois à ação dos encarnados soma-se a ajuda benéfica dos Espíritos que trabalham na área, qualificando, direcionando e potencializando os fluidos. Resumindo, o passe é a transferência de fluidos de uma pessoa a outra, através da prece e imposição de mãos. Os benfeitores espirituais comparecem no momento do passe, atendendo aos encarnados e também ministrando eficiente socorro às entidades do plano espiritual. Eles agem aumentando, dirigindo e qualificando nossos fluidos.
Para recebê-lo, a pessoa deve assistir à palestra que servirá como instrumento para harmonização e preparo psiquico para receber a fluidoterapia. Todo àquele que achar necessário poderá, após a palestra aguardar sentado que um recepcionista fará o encaminhamento para a sala reservada. Todas atividades na Casa são gratuitas.
Existem fatores negativos que prejudicam a fluidoterapia onde podemos citar o uso do fumo e do álcool , desequilíbrio nervoso, e fatores morais como mágoas, más paixões, egoísmo, orgulho, vaidade, cupidez, vida desonesta, etc.