Estudos da Mediunidade

Back to homepage

Estes encontros visam ao estudo e a educação da mediunidade e representam um conjunto de atividades que envolvem, de um lado, um curso de formação do trabalhador espírita que pretende integrar-se no grupo mediúnico e, por outro, manter atualizados os participantes da reunião mediúnica. Também é destinado àqueles que, após frequentar o ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, desejam conhecer mais sobre o assunto.

Trata-se de uma atividade que tem como objetivo o estudo teórico e a prática da mediunidade, fundamentado na obras da Codificação e na literatura complementar, cujas ideias guardam fidelidade às diretrizes morais e doutrinárias definidas, respectivamente, por Jesus e por Allan Kardec.

Os estudos acontecem uma vez por semana, na quarta-feira, das 19h às 20h e 30min, em reunião privativa que prioriza a participação dos integrantes previamente inscritos. A inscrição e a participação no Curso possuem, como pré-requisito, a conclusão do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE, ou estar estudando, de preferência e que tenha concluído o Programa Fundamental I. A atividade é gratuita e aberta a trabalhadores de outras instituições.

Após aproximadamente dois anos de estudos iniciam os momentos mais importantes onde começam as manifestação mediúnicas e os esclarecimento de Entidades sofredoras através do diálogo.

É o estudo e a educação da mediunidade através de O Livro dos Médiuns e se caracteriza por um conjunto de atividades que envolvem, de um lado, um curso de formação do trabalhador espírita que pretende integrar-se no grupo mediúnico e, por outro, manter atualizados os participantes da reunião mediúnica. Também é destinado àqueles que, após frequentarem o ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, desejam conhecer mais sobre o assunto.

Para fazer parte da equipe o candidato deverá ser trabalhador da área mediúnica ou estar participando ou ter participado de algum grupo de estudos da Doutrina Espírita.

Os estudos acontecem nas quartas-feiras, das 19h à 20h e 30min.

Nos dias atuais, a maioria dos que se ocupam com a prática mediúnica não guarda relação de empatia com O Livro dos Médiuns; poucos o consultam ou o estudam, incluindo-se entre eles os que sequer o leram, mesmo parcialmente. Allan Kardec foi peremptório ao afirmar que o estudo da teoria era necessário, a fim de propiciar entendimento adequado do que se experimenta. Seu plano é bem claro: partir das explicações teóricas para as questões práticas, tirando-lhes as consequências morais. Se quisermos fazer varredura global da Ciência Espírita, desde os primórdios, para compreender-lhe a evolução, o melhor método é estudar O Livro dos Médiuns, de capa a capa, nos mínimos detalhes, da forma como foi apresentado. O grupo de estudos possui um blog onde são colocadas as questões estudadas. Acesse o blog.