Reino divino

Reino divino
image_pdfimage_print

Nem dirão: vede aqui ou vede ali, pois o reino de Deus está dentro de vós

Lucas 17:21

“Quando se vos disser que o reino de Deus está aqui ou ali não acrediteis, porque o reino divino não surge com aparências exteriores…”

Semelhante conceito do Cristo exorta-nos ao imperativo da iluminação interior para que o nosso coração não se tresmalhe na sombra.

Habitualmente, exigimos dos outros determinadas rotas de ação, qual se nos assistisse o direito de fazê-los caminhar com os nossos pés.

Cristãos de outras interpretações do Evangelho, reclamamos de pastores humanos a salvação de nossas almas e quando espíritas, aguardamos que médiuns e benfeitores nos exonerem da responsabilidade de trabalhar e sofrer em nosso próprio aperfeiçoamento.

É por isso que as falsas profecias proliferam com tanta intensidade nas escolas cristãs, multiplicando as legiões de espíritos sofredores a se desvairarem no desespero, depois da morte.

É que nós mesmos, quase sempre receosos da própria consciência, buscamos oráculos que nos engodem a mente com sugestões imaginárias, acerca de méritos que estamos longe de possuir, auxiliando-nos a fuga calculada da áspera região em que se nos configuram os deveres maiores.

Reconhecemos que o reino celeste se encontra em estado potencial no íntimo de todas as criaturas e que somente construindo-o em nós e desdobrando-o, a dentro de nós mesmos, é que alcançaremos a chave da grande compreensão a investir-nos na posse da grande Luz.

Nesse sentido, é justo recordar que o divino Mestre não apenas traçou o asserto que nos serve de apontamento ao estudo e sim que lhe viveu a expressão mais profunda, aceitando, sem reclamar, as lutas e as dores que lhe foram impostas, padecendo por auxiliar e angustiando-se sem merecer, ensinando-nos, porém, a receber com valor as cruzes que nós mesmos talhamos para atingir, em plenitude de alegria e vitória o terreno seguro de nossa suspirada ascensão.


Título: Reino divino

Autor: Emmanuel pela psicografia de Chico Xavier

Livro: O Evangelho por Emmanuel: Comentários ao Evangelho Segundo Lucas

Categories: Chico Xavier